Estilo VINTAGE!
Não é de hoje que o vintage está na moda. Ele surgiu entre as décadas de 60 e 70, e hoje simplesmente se transformou em um boom. Tecnicamente, o que é uma novidade entre os brasileiros, mas já é um hábito comum de várias pessoas ao redor do mundo. O interessante do vintage é que ele agrega uma identidade única ao visual de quem opta por este estilo.
Os apaixonados por moda, incluindo aí muitas celebridades, já adotam o vintage há algum tempo. Não é raro ver nos tapetes vermelhos da vida famosos usando jóias ou peças antigas de grandes estilistas. Os brechós são a melhor ferramenta para quem quer aderir ao estilo. Mas é preciso ter paciência para garimpar peças que podem ser preciosas para dar uma diferenciada no visual.
![]() Vestido vintage de Ashley Olsen. Foto:Reprodução |
![]() Angelina Jolie usando vestido Vintage. Foto:Reprodução |
O primeiro passo é escolher uma época com a qual se identifique. O estilo vintage recupera estilos ou peças dos anos 20, 30, 40, 50, 60 e, ultimamente, os anos 70 e 80 têm sido incluídos nessa contagem.
Dos anos 20, por exemplo, vêm os vestidos com a cintura bem rebaixada com comprimento pelos joelhos, as pérolas à la Chanel e tudo o que remete à estilista, entre outros elementos. Dos anos 40 pode-se tirar os decotes avantajados e a sensualidade e o glamour das grandes musas de Hollywood. Dos anos 50, as cinturas bem marcadas, calças cigarrette e saias godê. Já da década de 60, os vestidos justinhos e curtos e a silhueta A são elementos bem marcantes. Da década de 70, saias longas, estampas florais e tudo que remeta ao estilo hippie ou étnico. Os anos 80 trazem uma variedade de estilos, que vão do new wave e seus tons de neon, ao punk e outras vertentes do rock. Não é difícil descobrir que tipo de elemento pode-se buscar; nada que um pouco de pesquisa não resolva.
![]() Looks com peças vintage no Lookbook.nu. Foto: Lookbook.nu |
![]() Chapéu vintage. Foto: Lookbook.nu |
As roupas clássicas de determinadas épocas, muitas vezes não se encaixam em qualquer ocasião. Com muito cuidado pode-se usar um vestido vintage em uma festa elegante, por exemplo. Muitas desses artigos clássicos são mais adequados para compor looks mais casuais, que podem ser utilizados no dia-a-dia. O importante é saber adequar a peça vintage ao resto do conjunto.
![]() Cinto e bolsa vintage. Foto: Lookbook.nu |
![]() Vestido vintage. Foto: Lookbook.nu |






